sábado, 20 de março de 2010

Falando de sociologia....

o que é? => A sociologia é a ciência que estuda o comportamento dos indivíduos nos diversos grupos que compõem a sociedade: família, associações sindicais, grupos religiosos, culturais etc...
Origens da disciplina: A sociologia surge no fim do século XVII e meados do século XVIII no contexto das grandes revoluções burguesas (Revolução Inglesa, Revolução Industrial e Revolução Francesa)...
Finalidade: Na própria definição já encontramos o objetivo dessa disciplina que é estudar o homem no contexto coletivo de sua vida (cultura, religião,família etc) entendendo, de forma científica, as causas de seu comportamento social.
Ora, é típico da ciência estudar os acontecimentos sócio-naturais a partir de leis que justificam sua manifestação possibilitando-se dessa forma o controle e a previsão para se evitar o caos na vida social. Em outras palavras, para o cientista nada acontece por acaso porque tudo tem uma explicação... como diz o ditado: "onde há fogo, há fumaça". Dessa forma, na vida social, o movimento migratório das pessoas, as grandes revoluções, as grandes manifestações religiosas, os movimentos grevistas e associações sindicais... tudo isso, não existe por acaso ou desvinculado de uma realidade que favorecesse sua existência de fato. Se observarmos bem, o movimento grevista de um segmento qualquer da sociedade, por exemplo, está intimamente ligado às condições econômicas (salários, condições de trabalho etc) e estas- condições econômicas- associadas aos interesses capitais das grandes empresas que controlam a economia mundial; associadas, também, às intempéries climáticas, às metas econômicas e por aí vai... Dessa forma, podemos concluir que a sociologia não nasceu por acaso, nem foi criação abstrata de um pensador qualquer, num contexto e época qualquer de nossa história. Ela nasceu justamente no ambiente propício de efervescência político-social (queda do antigo regime e surgimento das duas classes antágônicas; patrões e empregados) e de mudança nos paradigmas de entendimento do que é ser humano (não mais um ente locado no pensamento hierárquico e estamental da sociedade teocêntrica, mas uma pessoa constituída em dignidade, livre e igual aos seus semelhantes por conta de sua capacidade de pensar, de ser e se fazer no mundo).

Um comentário:

  1. professor não sabia por onde lhe mandar o email,,, então estou mandando por aqui. Ai esta o resumo dos pensadores

    Max Weber:

    viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, com o pai advogado, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Ainda era criança quando se mudaram para Berlim. Em 1882 foi para a Faculdade de Direito de Heidelberg. Um ano depois transferiu-se para Estrasburgo, onde prestou o serviço militar. Em 1906 redigiu dois ensaios sobre a Rússia: "A Situação da Democracia Burguesa na Rússia" e "A Transição da Rússia para o Constitucionalismo de Fachada". No início da Primeira Guerra Mundial, Weber, no posto de capitão, foi encarregado de administrar nove hospitais em Heidelberg.



    Karl Max:

    foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.

    Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado. Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo.



    Émile Durkheim:

    foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio. Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia não poderiam estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.

    ResponderExcluir