sábado, 20 de março de 2010

Alguns teóricos da sociologia e sinopses de suas idéias...


Durkheim nasceu no dia 15 de abril do ano de 1858 em Epinal na França. Vem de uma família de tradição judáica. Estudou na Escola Superior Normal de Paris e formou-se em filosofia. A maioria de suas obras são dedicadas à sociologia, dentre estas, cito, uma das mais conhecidas: As Regras do método Sociológico (1895).
Para Durkheim , "a sociedade prevalece sobre o indivíduo. a sociedade é, para esse autor, um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimento que não existem apenas nas consciências dos indivíduos, mas que são construídas exteriormente, isto é, fora das consciências individuais. Em outras palavras, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos. sem essas regras, a sociedade não existiria e é por isso que os indivíduos devem obedecer a elas." Tomazi. iniciação à Sociologia, 1993.
E se bem olharmos, logo que nascemos, somos de fato inseridos num sistema cultural de crenças; num sistema político de leis; num modelo econômico de vida e em vários outros modos sistemáticos de comportamento que irão referenciar nosso modo de pensar e agir na sociedade. É por isso, que Durkeim é mais conhecido, grosso modo, como o pensador do fato social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário