
Durkheim nasceu no dia 15 de abril do ano de 1858 em Epinal na França. Vem de uma família de tradição judáica. Estudou na Escola Superior Normal de Paris e formou-se em filosofia. A maioria de suas obras são dedicadas à sociologia, dentre estas, cito, uma das mais conhecidas: As Regras do método Sociológico (1895).
Para Durkheim , "a sociedade prevalece sobre o indivíduo. a sociedade é, para esse autor, um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimento que não existem apenas nas consciências dos indivíduos, mas que são construídas exteriormente, isto é, fora das consciências individuais. Em outras palavras, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos. sem essas regras, a sociedade não existiria e é por isso que os indivíduos devem obedecer a elas." Tomazi. iniciação à Sociologia, 1993.
E se bem olharmos, logo que nascemos, somos de fato inseridos num sistema cultural de crenças; num sistema político de leis; num modelo econômico de vida e em vários outros modos sistemáticos de comportamento que irão referenciar nosso modo de pensar e agir na sociedade. É por isso, que Durkeim é mais conhecido, grosso modo, como o pensador do fato social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário